A "tristeza" da Doutrina da Eleição e Predestinação
Muitas pessoas quando são apresentadas à doutrina da eleição e predestinação ficam um tanto ansiosas, esmagadas, sentindo-se abandonadas e com várias dúvidas. Esta doutrina é poderosa e entra no interior do homem, rasgando-lhe a alma como uma espada. A verdadeira espada que é a palavra de Deus: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir a alma e espirito, juntas e medulas. e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hebreus 4.12). Muitas dessas pessoas ficam tristes ao terem o conhecimento de que o homem nada pode fazer para a sua salvação, por isso negam esta doutrina maravilhosamente bíblica. É como se o orgulho estivesse personificado dizendo que ele tem sim algum poder para escolher servir a Deus ou rejeita-Lo, outorgando desta forma poder ao homem. O homem tem sim poder, mas apenas para pecar e nisso ele é mestre. Mas a verdade é que Deus, desde a fundação do mundo sem se utilizar do seu pré-conhecimento do futuro, elegeu e predestinou algumas pessoas para a salvação eterna, capacitando-as à crerem e a obedecer ao Evangelho, demonstrando assim o seu amor para com os seus eleitos. Quanto aos outros por seu livre Conselho deixou para demonstrar sua Justiça Santa por serem réprobos (reprovados) diante de dEle.
Confesso que estas duas Doutrinas são um tanto difíceis de aceitar, porém não podemos nega-las, pois, as Escrituras são muito enfáticas ao falarem delas.
Elas à principio trazem sim esta inquietude de alma que nos quebra por dentro, porém, bem entendidas deixam muito mais evidenciadas o Amor e Justiça de Deus. A aplicação delas por si em nossas almas, nunca deixam de ser um tanto inquietantes, mas muito mais regozijantes ao ponto que vamos confirmando a nossa Eleição através de vidas piedosas e a perseverança (2Pe 1.10), tudo isso com a capacitação de Deus: "que opera em nós tanto o querer como o efetuar segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2.12-13)
Caso esta tristeza te faça olhar para a sua vida e te mostra que é um pecador, dando assim nojo de todos os seus atos, e que nada há de bom em si mesmo e imediatamente você é convocado a olhar para Cristo, clamando por misericórdia, junto com um desejo de mudança de atitudes e pensamentos, sendo mais desejoso pelas coisas Santas. Então este é o grande sinal de que você está sendo tocado pelo próprio Deus para o arrependimento genuíno e salvação em Cristo Jesus; Se esta tristeza te faz ter fé somente em Cristo para a sua salvação, entendendo que estes pecados que você está enojado foram perdoados por Jesus na cruz, então você absolutamente foi tocado por Deus e capacitado a crer no seu Filho. A sua vida piedosa irá confirmar a sua salvação. Não tema confiar a sua vida nÀquele que levou sobre si os seus pecados. Derrame suas aflições aos pés da cruz. Faça Deus ouvir o seu clamor e vá até ele. Veja esta promessa: "...e oque vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora" (Jo 6.37). Isso não quer dizer que você é capaz de ir por si próprio, mas ele irá capacita-lo. Os braços do Senhor esperam por pecadores e não importa o que você fez.
Agora se você já é um convertido à Cristo e está relutante quanto às Doutrinas da Graça; Caso você ainda creia que o homem mesmo "morto em seus delitos e pecados" (Ef 2.1), tenha o poder de responder ao Evangelho, que é espiritual, mas quando se depara com textos nas Sagradas Escrituras que afirmam explicitamente a eleição e predestinação, se sente incomodado preferindo não ler tais versículos, ou até mesmo preferindo que não existissem, ou até deturpando a sua real interpretação. Eu o convido a deixar o seu orgulho de lado e crer no que a palavra do Senhor diz a respeito, deixe a sua alma se deleitar na Soberania de Deus por ter escolhido você e todos os outros eleitos, na sua santa, agradavel e perfeita vontade. Porque não seria você um escolhido? Como pode presumir disto? Faça confirmar a sua eleição perseverando na santificação mesmo diante das lutas. Deixe que as Escrituras ataquem o seu orgulho com estas Doutrinas e se jogue nos braços do Senhor, reconhecendo que ninguém pode fazer absolutamente nada para se salvar, nem mesmo exercer a fé salvadora por si mesmo. Creia em Cristo e você será salvo. As suas ovelhas ouvirão a sua voz. Volte-se para a Cruz o tempo todo, até os últimos dias da sua vida.
O que eu quero dizer é: Que esta tristeza pode se tornar um verdadeiro bálsamo para aqueles ainda não convertidos, e uma postura totalmente diferente diante de Deus para os convertidos que relutam contra elas. Pois ter conhecimento destas verdades trás uma aplicação à alma de forma que eu não penso que Jesus morreu por todos e com a minha fé peguei uma "rabeira" nesta salvação - Porque é isso o que um arminiano pensa e nem identifica tal pensamento. Pelo contrário, quando penso que eu poderia não ter sido um escolhido a minha reação é de gratidão a Deus e pasmo que poderia escolher um homem tão pecador quanto. Quando penso que os que ele não escolheu sofrerão o castigo eterno de forma justa, não existe outro sentimento a não ser temer e tremer diante deste Deus tão terrível e Justo, mas ao mesmo tempo Amoroso e Fiel.
"Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor."(Hebreus 12.28-29).
Espero do fundo do meu coração que a sua tristeza se torne alegria no meu bom Deus, que fez todas as coisas e controla por seu grande poder todo o universo.
Em Cristo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário